Cuiabá regulariza 1,7 mil lotes em bairro

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá inicia até o mês de março, o processo de mapeamento do solo do bairro Novo Paraíso II, localizado na região norte da Capital. A iniciativa atende à determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de avançar no processo de regularização fundiária.

“Mais uma bairro contemplado pela gestão Emanuel Pinheiro, que cumpre com sua promessa e vem desempenhando o processo de ordenamento na Capital de forma excelente, levando mais segurança jurídica e social às famílias cuiabanas. Com isso, já começamos o ano com mais de 30% da meta anual cumprida, ou seja, 5 mil títulos”, ressalta o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro.

Neste ano, o bairro Novo Paraíso II completa 27 anos de fundação e ao todo, serão regularizados mais de 1,7 mil lotes – equivalente a área de 71 hectares. Esse avanço, de acordo com Air Praeiro, só foi possível por causa do trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que doou ao município a área do bairro, em abril de 2018, consolidando o processo em setembro do mesmo ano. “A gestão tem procurado desenvolver seus projetos sempre buscando as parcerias, pois entende que esse é o melhor caminho para se obter êxito no processo de transformação da Cuiabá dos 300 anos”, reitera Air.

Para a senhora Silvandira Rodrigues dos Santos, uma das primeiras moradoras do bairro e hoje presidente da comunidade, a notícia de que a área foi passada ao município é excelente, porque com isso, possibilitará às famílias receberem seus títulos de posse definitivos.

“É um sonho realizado. Quando ficamos sabendo, quase não acreditamos, porque tantos prometeram e não cumpriram, que a gente fica até descrente. Mas, agora, após vermos o termo de posse do município, ficamos muito felizes, pois com os títulos podemos provar que a nossa casa é realmente nossa. Temos uma vida construída aqui, mas não tínhamos segurança jurídica, ficava o medo de, a qualquer momento, alguém bater à porta e dizer que tínhamos que sair. Por isso, em nome de todos os moradores, agradeço imensamente ao prefeito Emanuel Pinheiro, que se opôs a lutar por nós”, agradeceu a presidente.

Mais avanços –  Além do Novo Paraíso II, o Município deve receber a posse de áreas de outros bairros como o Jardim Ubirajara, Residencial Novo Tempo e Jardim União. O processo já está em trâmite cartorário e a previsão é de que nos próximos meses sejam finalizado, possibilitando que a equipe adentre essas áreas, com os serviços de regularização fundiária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *