médicos de três estados em curso de imersão sobre sleeve gastrectomia

O curso oportunizou aos participantes acompanharem intervenções cirúrgicas com duas técnicas diferentes em distintos pacientes

Da REDAÇÃO

Médicos de três estados se juntaram aos profissionais de Mato Grosso para participar do 1° Curso de Imersão Clínica sobre Sleeve Gastrectomia, realizado durante a última semana, no Hotel Grand Odara, com prática aplicada no centro cirúrgico do Complexo Hospitalar de Cuiabá. O curso foi coordenado e ministrado pelo cirurgião Juliano Canavarros, da Clínica Gastro MT.

Além de médicos de Cuiabá e Sorriso, também participaram profissionais de Manaus, Goiânia e Maceió. Realizado para homenagear os 300 anos de Cuiabá, o curso teve o objetivo de estimular o conhecimento por meio da imersão em aulas teóricas e acompanhamentos de cirurgias bariátricas.

“Temos grandes profissionais, com enorme capacidade de formação em Cuiabá, e prova disso, é que chamamos médicos de outros estados para virem se capacitar. O Complexo Hospitalar disponibilizou a sala e é uma forma de difundir o conhecimento. Tivemos experiências com as duas técnicas, sleeve e bypass, em casos onde pacientes também tinham pedra na vesícula, refluxo, casos onde era uma reintervenção, então foi bem proveitoso”, explicou o cirurgião-geral especializado em cirurgia bariátrica e metabólica, Juliano Canavarros.

A cirurgia no método Sleeve consiste na retirada de parte do estômago, foi realizada durante os três dias de curso em pacientes distintos. Os participantes das aulas puderam assistir aos procedimentos.

“Estamos fora dos grandes centros, mas mesmo assim tivemos uma grande procura nacional. Médicos cirurgiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro também se interessaram pelo curso”, contou Juliano.

O evento contou com palestras de profissionais da área médica que fazem parte dos processos envolvidos na cirurgia bariátrica, tanto no pré-operatório como no pós.

“O Juliano Canavarros é um grande parceiro e conversamos sobre a probabilidade de realizar o curso no Complexo Hospitalar. Ele sempre traz novas tecnologias e as instalações do Complexo comportam todos os tipos de cirurgia de grande porte”, afirmou Fellyp Aguiar que é coordenador do centro cirúrgico do Complexo Hospitalar de Cuiabá.

SIMPÓSIO

Canavarros contou que a intenção é realizar o curso de imersão uma vez por ano, junto ao simpósio que discute o tema, que este ano será realizado em junho, na Capital.

“Assim criamos o hábito de estimular a parte cientifica em Cuiabá. Uma vez por ano fazemos um simpósio, mas dessa vez marcamos um curso, além do simpósio que acontece em junho. A proposta do curso de imersão é uma novidade”, contou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *